Ainda não há comentários

RMG – Eis o Pôster da Estreia para 2017

(ANS – Roma) – A Família, real e concreta, em todas as suas diferentes facetas, não um modelo abstrato e idealizado; a grande família humana, que nasce a partir da custódia da vida desde a sua concepção; a família que é a Igreja; a família que se cria em cada pátio salesiano…: são muitos os significados expressos pelo Pôster da Estreia do Reitor-Mor para o ano de 2017, elaborado pelo ilustrador Mauro Borgatello, pôster que está sendo mostrado pela primeira vez hoje.

O Pôster da Estreia é um subsídio que visa apresentar, com a força da imagem, a Mensagem que o Reitor-Mor confia à Família Salesiana. Em sintonia com a reflexão que, a partir do Papa, vem envolvendo toda a Igreja, o P. Ángel Fernández Artime propôs, no último mês de julho, a toda a FS, o Tema ‘Família’ com o seguinte Lema: “Somos Família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

“O ponto de partida que conduziu minha mão – explicou o artista autor do pôster – está todo contido nessa frase: simples e eficaz. A escola é um desafio: incita-nos a melhorar e nos forma para a vida futura. É lugar de agregação e também de formação. A Família è além disso terreno de confronto: só existe e é verdadeira se houver acolhida, respeito, entusiasmo para superar as dificuldades. Abraça pessoas de idades diferentes, usos e costumes heterogêneos, também de países distantes. Dor, deficiências, culturas…: a Família é diversidade que se faz união de almas; é busca de enriquecimentos por entre diferenças; é descobrir-se mais completos e felizes se se caminhar juntos”.

Ela não é pois uma exclusiva manifestação salesiana, ainda que permaneça uma dimensão fundamental dos ambientes e das experiências dos que se inspiram em Dom Bosco – cujo perfil por isso se desenha ao… fundo.

Autor do pôster aprovado pelo Reitor-Mor é o ilustrador e animador multimídia Mauro Borgarello, profissional desde 1995 e que veio colaborando com diferentes Casas editoras e de produção cinematográfica. Em 1998 venceu um seu curta-metragem de animação o “Torino Film Festival”, recebendo a seguir numerosas distinções em âmbito nacional também por outros trabalhos. Atraído pela versatilidade da nova mídia, utiliza o desenho como suporte à veiculação de conceitos e ideias – mediante ‘apps’, quadrinhos multimidiais e interativos,  ‘microcontents’ e infográficos animados. Desde 2000 colabora com ‘Missões Dom Bosco’ em Valdocco, Turim, realizando projetos editoriais e de comunicação.

O pôster, elaborado em sete línguas, está disponível em ANSFlickr.

O file .psd com os níveis abertos para a reedição em outras línguas, estará disponível no sítio sdb.org e, a pedido, no endereço ans@sdb.org

Na sua versão impressa, o Pôster será levado a todo o mundo, vinculado ao número de ANSFotos.

Publicar um comentário